top of page

A maravilhosa combinação entre design, alta tecnologia e sustentabilidade.

Esculturas de plantas impressas em 3D pela External Reference + LaMáquina também funcionam como purificadores de ar.

Coleção Pure Plants - imagem de Germán Saiz

A External Reference é um estúdio de arquitetura multidisciplinar especializado em espaços experimentais que quebram as fronteiras entre arquitetura, arte e alta tecnologia. Para o seu mais recente projeto, exposto durante a Semana de Design de Milão 2023, o estúdio aplicou a sua experiência ao conceito e design de Pure Plants - uma coleção de esculturas florais impressas em 3D pelo atelier LaMáquina, sediado em Barcelona, utilizando um material inovador capaz de absorver CO2 e, assim, purificar o ar, tanto em interiores como em exteriores.


Neutralização de CO2 e outros compostos com Pure.Tech


Na intersecção entre morfologias orgânicas e novas tecnologias, arte e natureza, e design e sustentabilidade, a External Reference, liderada por Carmelo Zappulla, criou uma coleção de esculturas em forma de plantas que evocam espécies reais e que podem purificar o ar graças à utilização da tecnologia Pure.Tech. A LaMáquina, empresa que domina a impressão 3D para produzir soluções para o setor da arquitetura e construção, materializou os designs das Pure Plants utilizando ferramentas de design paramétrico e impressão 3D, permitindo a transformação das leis naturais da filotaxia, uma caraterística das folhas, em esculturas vivas. Ao combinar a tecnologia Pure.Tech com o PLA, um bioplástico feito de dextrose de milho (açúcar), a equipa criou com sucesso um composto mineral 100% natural que pode absorver e neutralizar o CO2, óxidos de azoto e os compostos orgânicos voláteis (COV).


Processo Impressão 3D - LaMáquina


Desenvolver a coleção de purificação de ar desde 2021


Em 2020, o estúdio lançou um projeto com a primeira árvore de Natal feita com o biomaterial inteligente Pure.Tech, capaz de absorver mais de 15 kg de CO2 por ano através da fotólise. Com base nessa experiência, em 2021, a External Reference expandiu a família de plantas purificadoras em diferentes formatos, cores e espécies para promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade do ar a ser respirado, combinando tecnologia avançada e uma abordagem criativa. Antes da sua aparição durante a Milan Design Week 2023, as Pure Plants foram apresentadas pela primeira vez na Dubai Design Week em novembro de 2021 e foram exibidas em Espanha na exposição Design+Health organizada pela World Design Capital Valencia em 2022.


Imagens de Germán Saiz


Fonte: designboom

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page