top of page

Future Dusk será a cor do ano em 2025, segundo a Coloro e a WGSN


Future Dusk - Cor do ano para 2025

Com uma tonalidade púrpura profunda, Future Dusk entra no espírito da IA, da exploração

espacial e de outras ideias revolucionárias.


Os analistas de tendências dizem: Future Dusk, um tom azul-violeta profundo também

conhecido como 129-35-18, vai ser a cor do ano de 2025. Já sabemos que as declarações da cor do ano são uma indicação de muito mais do que apenas a tonalidade que irá inspirar o mundo do design anualmente. Cada escolha é estudada, com base em pesquisas e precedentes que vão desde eventos atuais a tendências interiores e padrões de beleza. Em suma, a previsão de cor do ano reflete uma visão da sociedade contemporânea e dos seus valores visuais.


A WGSN fez das suas previsões sectoriais um negócio, alargando o leque dos seus prognósticos a anos mais à frente do que os seus parceiros. Hoje, a sua “sister-brand” Coloro anunciou que prevê a tonalidade surrealista de Future Dusk como a cor que refletirá a próxima interação do mundo entre o físico, o virtual e a fantasia em 2025.


Uma coisa é certa: Future Dusk promete ser um seguimento bem-vindo à famosa declaração da marca de Digital Lavender como a cor do dia para 2023 e Apricot Crush para 2024. O tom púrpura místico e sombrio Future Dusk evoca a representação de um artista digital - talvez de um céu noturno profundo ou de algo próximo da natureza, mas não exatamente deste mundo. O fascínio crescente da sociedade pela IA, o meta verso e a exploração contínua do espaço contribuíram para esta previsão da Cor do Ano de 2025, que evoca um mundo onde o vale da estranheza é frequente e facilmente acedido. De acordo com a sociedade, a tecnologia, o ambiente, a política, a indústria e a criatividade da Coloro e da WGSN, Future Dusk é um reflexo das mudanças futuras em todas essas categorias.


Contudo, é também uma cor funcional - uma cor que os tecidos podem produzir e que pode ser aplicada a muitas indústrias, incluindo a moda e o design. Na convergência de duas secções do círculo cromático, Future Dusk representa o liminar. Não tem um género específico e pode ser utilizado como uma cor de afirmação ou como um neutro profundo.


Future Dusk; Transcendent Pink; Aquatic Awe; Sunset Coral; Ray Flower

"Como seres humanos, a nossa relação com a cor está em constante evolução com o alargamento da nossa compreensão do mundo que nos rodeia: Num futuro próximo, as linhas entre a realidade e a fantasia tornar-se-ão mais ténues do que nunca, e a cor adaptar-se-á para dar vida a estes novos territórios imaginativos", explica Caroline Guilbert, directora de conteúdos criativos da Coloro. Na estação primavera/verão 2025, quatro outros tons verão a sua popularidade aumentar, afirma a empresa: Aquatic Awe, um azul-petróleo em tom de joia; Sunset Coral, uma versão saturada de uma tonalidade estelar do pôr do sol; Transcendent Pink, uma tonalidade subtil que evoca a arquitetura de fantasia digitalmente concebida do metaverso; e Ray Flower, um amarelo brilhante que foi inspirado na investigação de biomateriais à base de girassol da designer de moda britânica Jess Redgrave.


As tecnologias em desenvolvimento que inspiraram estas cores podem ter efeitos positivos e negativos, muitos dos quais ainda não foram revelados. Em 2025, "a policrise atual continuará a ter um forte impacto nos comportamentos e no estado mental dos consumidores, enquanto a integração da IA na nossa realidade quotidiana irá aumentar", prevê Guilbert. Parcialmente um aviso da incerteza do que está para vir, a Cor do Ano 2025 da Coloro, Future Dusk, é também um convite aos criativos para considerarem o que poderia ser.



Fonte: ADPRO; WGSN; Coloro

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page