Painéis Solares com taxa de IVA reduzida a 6%

A taxa de IVA dos painéis solares passou de 23% para 6% no dia 1 de julho. Este é o momento ideal para fazer a transição para uma energia mais verde.


No âmbito da transição energética foi aprovada uma redução do IVA para tributar a 6% os painéis solares. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovado em 2021, corresponde a um programa nacional que antevê a implementação de um conjunto de reformas e investimentos para impulsionar o crescimento económico do país.

O PRR é orientado por conceitos de sustentabilidade, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Nações Unidas, estando dividido em três grandes áreas: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.

Quando entrou em vigor a redução do IVA para os painéis solares?

Com a entrada em vigor do novo Orçamento do Estado para 2022, os painéis solares ficaram mais baratos. O documento preveu a redução do IVA nestes equipamentos para a taxa mínima, ou sejam, passaram de 23% para 6%.

A medida entrou em vigor no dia 1 de julho. Dentro da Transição Climática, que tem um fundo planeado de 3.059 milhões de euros, está previsto o investimento em eficiência energética e na produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo.

Qual vai ser o custo da instalação dos painéis solares?

Mesmo com o IVA a 23%, a instalação de painéis solares sempre foi vantajosa a médio e longo prazo, apesar de implicar um investimento inicial. Ao fazer uma correta utilização do sistema solar, ou seja, ao garantir que tira o maior partido da produção de energia solar, considerando os seus consumos, irá recuperar o investimento inicial em pouco tempo (entre 8 a 10 anos) e a fatura de eletricidade baixa significativamente.

Na habita mais, através da parceria com a edp damos apoio ao cliente no âmbito da instalação dos painéis solares. Para obter mais informações, contacte-nos.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo