6 FORMAS DE POUPAR ENERGIA COM A TECNOLOGIA

As novas tecnologias estão aqui para ficar e têm-se desenvolvido cada vez mais. Graças a isso, podemos tornar os nossos dias o mais produtivos possível, sem deixar para trás diversos fatores relacionados ao baixo consumo e a poupança.


No campo da energia, por exemplo, a criação de projetos tecnológicos avançaram a passos largos, e hoje encontramos algumas opções que nos permitem poupar muito dinheiro graças aos seus sistemas. Se procura um deles aqui estão 5 das melhores formas que funcionam como alternativas no mercado atual. Conheça um pouco sobre cada tecnologia criada especificamente para ajudar a poupar energia e a reduzir o que paga pela conta da luz.


Luzes LED


As luzes LED não só apresentam um melhor design, como também ajudam a poupar no consumo de energia graças ao seu sistema integrado. Na maioria dos casos, são um pouco mais caros, mas podem ajudá-lo a longo prazo, pois é algo que todos precisaremos no futuro.


Eletrodomésticos da classe A de eficiência


Os eletrodomésticos são classificados com classes energéticas denominadas com letras de A a G. As classes da categoria A + aparecem como a opção mais cara, mas graças a isso é possível poupar 50% da energia em diferentes casos. Os eletrodomésticos com a classe A tendem a ser mais caros, mas a médio prazo compensa, pois vai reduzir e muito as suas contas de energia.


Termostatos inteligentes


Os termostatos inteligentes possuem recursos que permitem poupar mais energia. Graças a estes dispositivos, podemos controlar remotamente a temperatura do ar condicionado, a temperatura da casa e o calor da caldeira para reduzir até 30% na conta de luz.


Controlar este gadget é muito fácil, pois já contamos com uma aplicação móvel ou com os botões laterais integrados no dispositivo. Cada vez mais opções como estas podem surgir e ficar disponíveis nos mercados emergentes.


Duches inteligentes


Esta proposta oferece a possibilidade de controlar o duche com o dispositivo móvel. Entre as funções mais importantes encontramos a possibilidade de preparar a água de acordo com o as preferências de cada um, e evitar um fluxo desnecessário que desperdice água, e até mesmo que se conecte a aplicações de música de música como o Spotify, para que possamos ouvir as melhores músicas enquanto desfrutamos do nosso banho.


Este tipo de projetos não são vistos todos os dias, muito provavelmente devido a fatores económicos e desconfiança de investidores e clientes. No entanto, ideias melhores já estão a ser produzidas para aperfeiçoar este sistema de poupança energética.


Detetores de presença


Os detetores de presença acendem quando existe a presença de alguém, sendo que são sistmas que impedem que as luzes permanecem acesas sem necessidade. Os detectores de presença, são projetados para contribuir para a redução do consumo desnecessário, ativando automaticamente qualquer tipo de luz.


Medidores de consumo


Por exemplo, podemos usar medidores de consumo total que nos informam quanta energia usamos em toda a casa o tempo todo. Além disso, permitem-nos acompanhar esse consumo por meses, semanas, dias, etc. As informações chegam ao computador na forma de tabelas e gráficos de dados. Conhecendo o consumo de cada eletrodoméstico podemos enfrentar melhor os problemas que temos com nossas contas de luz, tomar medidas para reduzir o consumo de energia e até saber se é necessário trocar um eletrodoméstico por outro mais eficiente.


73 visualizações0 comentário