Dicas para poupar nas contas de água, luz e gás

Não há um dia em que o preço da eletricidade não bata recorde e tanto as famílias como as empresas aguardam a fatura sempre com grande incerteza. Essa tensão também se estende a outros serviços como o gás e a água. Hoje em dia, mais do que nunca praticar o consumo racional é essencial para manter as nossas finanças controladas.

Dicas para poupar eletricidade


A eletricidade é uma das necessidades energéticas mais importantes que temos, tanto em casa como no trabalho. Iluminação, tecnologia, eletrodomésticos, máquinas... a lista de equipamentos que consomem energia elétrica pode ser interminável. Sugerimos algumas práticas de consumo responsável:


● Utilize temporizadores e detectores de presença. O fato de a luz acender e apagar automaticamente será especialmente útil para empresas e comunidades vizinhas.


● Compre aparelhos eficientes. Observe a etiqueta energética e procure sempre a verde com a letra A.


● Priorize a opção ECO dos seus aparelhos. O maior consumo de energia destes aparelhos ocorre no aquecimento da água, por isso, baixe a temperatura, use ciclos curtos e aproveite a capacidade de carga total..


● Opte por lâmpadas economizadoras de energia eletrónicas: duram mais e consomem menos.


● Use regulares de intensidade e mantenha as lâmpadas e as suas cortinas limpas. Tudo isto aumentará a luminosidade sem afetar o consumo.


● Se não os utilizar, desligue-os completamente. Evitar manter acesa a luz do standby. Este pequeno gesto pode reduzir o consumo em até 10%.


● Realize auditorias energéticas e cumpra as recomendações. É o primeiro passo para identificar medidas de poupança de energia.


Dicas para poupar gás


O preço do gás já tende a subir e isso também tem impacto nas contas das casas e empresas que usam caldeiras.


Tem aquecedor de água a gás? Também são classificados com base na sua eficiência energética. Lembre-se: a cor verde e a letra A, identificam a mais eficiente e podem levar a uma poupança de energia de até 25%.

Os termoacumuladores e aquecimentos sanitários são compatíveis com o autoconsumo solar fotovoltaico.


Se usa caldeiras de grande porte na sua empresa: regule a pressão da água, verifique o estado das válvulas e filtros e não negligencie as inspeções.


Use termostatos para regular a temperatura, verifique o estado dos radiadores.


Dicas para poupar água


Em casa


Sem água não há vida, e de facto é importante criar hábitos para um consumo racional de água. O nosso dever é cuidar da água e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar a sua escassez e claro, poupar nas contas de água.


Instale redutores de fluxo no chuveiro e nas torneiras. Pode reduzir o consumo de água pela metade, e a sua fatura de água vai agradecer.


Não use a sanita como se fosse um depósito de lixo e controle as descargas. Pode usar sistemas de interrupção que, com um botão, param a água.


Conserte fugas assim que der conta e instale torneiras monocomando, pois duram mais.


Na empresa


Reduza os produtos químicos para poder reutilizar maior quantidade de águas residuais.


Ajuste os níveis de pressão apropriados para cada tarefa. Se a pressão for muito baixa, a maquinaria pode não funcionar corretamente; se for alto, pode danificar-se


Priorize os sistemas de limpeza a seco. Por exemplo, aspirar.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo