top of page

Inaugurada primeira casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos recuperada pela Habita Mais

Agora sim, doentes com leucemia e linfomas podem permanecer mais perto dos locais de tratamento, e na companhia de familiares, graças à um projeto solidário da Associação Portuguesa Contra a Leucemia que teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e o contributo da empresa de construção Habita Mais.


"É com grande satisfação que abrimos oficialmente as portas da primeira casa de acolhimento para doentes hemato-oncológicos adultos em Lisboa”. Foi com estas palavras que Manuel Abecassis, presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) deu por concretizada uma obra que foi ganhando forma ao longo dos dois últimos anos. A inauguração da Casa Porto Seguro contou também com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.


Um porto seguro para doentes e cuidadores

A Casa Porto Seguro deve o nome ao desejo da APCL de ter um espaço que “seja um porto seguro para os doentes, que tendo uma doença de sangue grave, precisam de ser tratados em Lisboa por períodos de tempo prolongados”.

De modo que após uma obra de restruturação total, levada a cabo pela empresa de construção Habita Mais, esta habitação cedida pela Câmara Municipal de Lisboa que estava bastante degradada, está hoje preparada para receber doentes hemato- oncológicos, não obstante as várias dificuldades na execução do projeto, que foi desenvolvido em plena pandemia de Covid-19.

A habitação situa-se na Rua D. Luís de Noronha em Lisboa, perto da Praça de Espanha e permite, numa curta caminhada a pé, o acesso às principais unidades de saúde onde se efetuam transplantes de medula óssea: Hospital de Santa Maria e Instituto Português de Oncologia (IPO).


Assim, durante o período de tratamento, isolamento e recuperação, doentes com leucemia e linfomas podem contar com um teto e com o apoio presencial dos familiares no seu processo de recuperação.


Casa Porto Seguro | Total conforto e comodidade

Com serviço de estadia gratuito, a Casa Porto Seguro é um espaço composto por oito quartos, cada um com duas camas e casa de banho, cozinha, sala de estar e jantar e um pequeno jardim. O suficiente para garantir total conforto e comodidade a doentes hemato-oncológicos adultos e seus acompanhantes. Sim, porque para a APCL, “o carinho e apoio presencial é essencial à recuperação”.


APCL | Mobilizar a sociedade civil para o apoio a doentes com leucemia

Com o objetivo de contribuir a nível nacional para a eficácia do tratamento das leucemias e outras neoplasias hematológicas, a APCL tem mobilizado a sociedade civil para o apoio a doentes com leucemia, mas também tem promovido o conhecimento e investigação de doenças oncológicas do sangue.

Os custos de reconstrução da Casa Porto Seguro rondaram os 700 mil euros, entre fundos próprios da Associação e apoios de particulares e empresas ao longo do tempo.


Habita Mais | Soluções exclusivas e sustentáveis

É também com indisfarçável orgulho que José Carlos Rodrigues dos Santos, CEO da Habita Mais, vê terminado este projeto, até porque a solidariedade e a responsabilidade social fazem parte da missão, visão e valores desta empresa de construção civil e obras públicas.

Dedicada à criação de espaços únicos e personalizados de acordo com os gostos e necessidades dos clientes, a Habita Mais tem acrescentado valor à vida das pessoas com soluções exclusivas, mas também sustentáveis a nível ambiental, social e económico.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page